Há dois mil anos Hipócrates dizia “todas as doenças começam no intestino”.
E hoje mais do que nunca sabemos o quanto este filósofo estava correto. Pesquisas feitas nas últimas décadas, mostram como a saúde intestinal tem um papel importantíssimo tanto para nós, como na saúde dos nossos companheiros de quatro patas.
As doenças gastrointestinais são um dos problemas mais comuns nos cães.
Neste post iremos falar dos vários tipos de probióticos e seus benéficos.
O que são probióticos?
Os probióticos são micro-organismos vivos que desempenham o papel de equilibrar a flora intestinal. Eles agem criando uma barreira que impede a entrada de diversas bactérias que afetam o intestino.
Beneficios dos probióticos para cães
Melhorar a saúde digestiva
Assim como para nós seres humanos, os probióticos auxiliam na manutenção de um sistema digestivo saudável para os nossos animais de estimação funciona da mesma maneira.
Eles promovem o equilíbrio da flora intestinal, ajudando a reduzir problemas gastrointestinais, como diarreia e prisão de ventre.
Reforçar o sistema imunológico
Os probióticos ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, melhorando a resposta imunológica do corpo, ajudando os animais a combater infecções e doenças.
Estudos sugerem que os probióticos podem desempenhar um papel na redução de alergias nos animais de estimação.
Eles podem modular a resposta imunológica e diminuir as reacções alérgicas, sendo extremamente benéfico para cães com pele sensível e alergias alimentares.
Apoiar a saúde oral
Os probióticos contribuem para a redução da placa bacteriana e promovem uma melhor saúde oral, evitando problemas dentários e mau hálito.
Gerenciar o stress
A flora intestinal está intimamente ligada ao sistema nervoso dos animais. Principalmente em situações de mudança de ambientes, viagens ou visitas ao veterinário.
Quando dar probiotico ao seu cão?
Os probióticos podem ser utilizados em diferentes situações, como quando a ocorrência de vómitos, troca de rações, diarreia, período de vacinação e qualquer mudança na dieta do seu cão.
Além disso, é essencial evitar alimentos proibidos como chocolate, fritos, bebidas alcoólicas, café.
Por quanto tempo o probiótico deve se administrado?
A duração pela qual um cão deve tomar probióticos pode variar dependendo das circunstancias especificas e da recomendação do veterinário .
Os probióticos são geralmente seguros para o uso a longo prazo. No entanto, fatores como o estado de saúde do cão, o motivo da administração e a resposta ao tratamento pode influenciar na duração.