10 dicas de como proteger o seu companheiro de quatro patas nos dias quentes

Com a chegada dos dias quentes é importante lembrar que os nossos queridos animais de estimação também enfrentam riscos relacionados com o calor. Enquanto nós nos podemos refrescar, os animais dependem de nós para garantir que estejam seguros e confortáveis.

Neste post iremos dar algumas dicas importantes para mantê-los seguros durante este verão.

Sinais de superaquecimento e golpe de calor

Os animais de estimação são mais vulneráveis ao calor do que nós, pois não conseguem regular a sua temperatura corporal da mesma forma que o ser humano. Preste atenção aos sinais de superaquecimento, como ofegar excessivo, aumento da saliva produzida, gengivas vermelhas, fraqueza, aumento do tamanho da lingua, tonturas e vômitos. Se o seu animal apresentar estes sintomas pode estar a sofrer um golpe de calor, uma condição séria e potencialmente fatal que requer atendimento veterinário imediato.

Evite passeios em horários de pico de calor

Nos dias quentes, evite passear com o seu animal durante os horários de pico de calor, geralmente entre as 10h e as 17h. O asfalto quente pode queimar as patas sensíveis do seu companheiro e a exposição prolongada ao calor pode ser perigosa. Avalie também o trajeto dos passeios dando preferencia a zonas arborizadas com sombra.

Ter a disposição sombra e água fresca

Garanta que o seu animal de estimação tenha acesso constante a sombra e água fresca durante o dia. Mantenha a tigela de água sempre cheia e troque-a regularmente para evitar que fique quente.

Água de coco fresca também é uma boa opção, desde que a bebida seja sem conservantes. Pode-se também fazer gelados de frutas, como por exemplo melancia ou melão.  Outra opção é fazer cubos de “gelo” com caldo de carne, por exemplo.

Outra ótima opção é adquirir uma piscina para cães. O seu companheiro vai adorar poder refrescar-se e brincar na piscina. Apesar de semelhantes, existem algumas diferenças entre piscinas para crianças e para animais. Depois de pesquisarmos estas são as melhores piscinas para cães no mercado.

Nunca deixe o seu animal no carro

Nunca deixe o seu cão sozinho dentro do carro, mesmo que seja por um curto período de tempo. Mesmo com as janelas parcialmente abertas, a temperatura no carro aumenta rapidamente e poderá tornar-se fatal para o seu animal.

Ajuste a rotina de exercícios

Reduza a intensidade e duração dos exercícios do seu companheiro nos dias quentes. Opte por caminhadas curtas durante as horas mais frescas do dia para evitar esforços excessivos.

Cuidado com as superficies quentes

Ao passear o seu cão certifique-se que as superficies não estão quentes, asfalto, areia da praia, calçada. Estes materiais aquecem muito rapidamente e podem queimar as patas do seu animal. Se não tem a certeza se a calçada esta demasiado quente, basta encostar a parte de trás da mão no chão. Se estiver quente para si, definitivamente estará demasiado quente para as patas do seu animal de estimação.

Cuidado com o pelo do seu animal

É muito importante ter em atenção a pelagem do seu companheiro, mantendo-a curta e escovando diariamente. Deste forma, são retirados os pelos mortos e o seu cão ficará mais confortável e menos propenso à hipertermia.

Utilize filtro solar no seu animal

É importante usar filtro solar especifico para animais, principalmente se tiverem pelo curto e claro, assim como mucosas claras. É necessário aplicar o produtos antes de sair para o sol, principalmente nas regiões com menos pelo, como áreas próximas dos olhos, orelhas, focinho e abdômen, pois auxilia na diminuição dos riscos de queimaduras e prevenção contra o cancro de pele.

Atenção ás pulgas e carraças

Em épocas quentes, dá-se um aumento das pulgas e carraças, assim como as doenças por eles transmitidas. É importante manter as vacinas e desparasitações em dia. Depois de uma caminhada é importante fazer uma inspeção no seu animal para ver se não tem nenhuma pulga ou carraça escondida, principalmente atrás e dentro das orelhas, entre os dedos, partes genitais.

Nao deixe a ração exposta ao sol

Em dias de calor, para além dos cuidados com a água do seu animal é também fundamental ter cuidados extra com a alimentação. É importante oferecer uma ração rica em nutrientes e colocar á disposição somente no momento em que o seu patudo a for consumir. Se possível, recolha após a alimentação, evitando deixar o alimento exposto ao ar, pois o sol e o calor podem levar a oxidação do mesmo, e com isso, proporcionar danos à saúde gastrointestinal do animal.

 

 

 

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.